Accessibility Tools

O projeto visa à elaboração de estudos técnicos para a implantação da Linha 3 do metrô intermunicipal, ligando os municípios de São Gonçalo, Niterói e Itaboraí, no estado do Rio de Janeiro. Desenvolvido pelos laboratórios RESET e OPTGIS da COPPE/UFRJ, o trabalho abrange diagnóstico urbano, socioeconômico e de mobilidade, modelagem de demanda, concepção da linha, avaliação econômico-financeira e estruturação do edital de licitação. A região estudada, com 1,7 milhão de habitantes, é caracterizada por intensa movimentação pendular e carência de infraestrutura de transporte de alta capacidade. O projeto busca não apenas responder à demanda atual, mas estruturar um novo modelo de desenvolvimento orientado ao transporte sustentável. Com duração de 30 meses, serão entregues produtos como plano operacional básico, modelagem da concessão, minuta de edital e contrato, e suporte técnico ao processo licitatório. A proposta adota abordagem integrada, participativa e baseada em evidências, com o objetivo de transformar a Linha 3 em eixo estruturante de desenvolvimento urbano, social e econômico da região metropolitana fluminense.

As metas globais pela redução do número de mortes e lesões graves no trânsito e aumento da segurança viária tem sido temas amplamente discutidos no mundo inteiro na última década devido aos impactos sociais, econômicos e ambientais associados a eles. A mudança do termo “acidente” para “sinistro de trânsito” demonstra uma mudança de visão sobre a natureza dessas ocorrências, que podem ser evitadas a partir de uma série de ações integradas entre governo e sociedade.

É sabido que a prática de altas velocidades tem influência direta no acontecimento e na severidade dos sinistros de trânsito, porém o desrespeito aos limites regulamentados nas vias põe em risco não só a segurança dos motoristas, mas também de pedestres e ciclistas. Portanto, buscar medidas de fiscalização
que desincentivem o excesso de velocidade é uma das chaves para a promoção da segurança viária.

Diante desse cenário, esse estudo buscará localizar, de maneira inteligente, os equipamentos de fiscalização eletrônica, de forma a maximizar a interceptação de veículos para coibir infrações e otimizar recursos públicos.
Será utilizado como estudo de caso a cidade do Rio de Janeiro, segunda maior metrópole do Brasil, que diariamente sofre com congestionamentos e graves sinistros de trânsito. Para isso, conta-se com a parceria da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) que disponibilizará, além de dados, suporte t´técnico a este projeto.

Com os resultados da pesquisa pretende-se tornar a cidade mais segura e mais sustentável, além de conscientizar a população da importância da fiscalização para a segurança viária.

Resultado: ainda não disponível

Este projeto tem como objetivo estudar métodos de otimização multi objetivo para o Problema de Localização de Reboques para Atendimentos em Vias Expressas por meio de uma abordagem econômica e ambiental. Esse problema é de natureza combinatória e, após estudos realizados previamente pelo proponente, identificou-se a necessidade de propor técnicas multiobjetivo para ele dado o trade-off existente entre minimizar custos (abordagem econômica, frequentemente aplicada) e minimizar emissões de gases do efeito estufa (abordagem ambiental, necessária atualmente em grandes cidades, como a do Rio de Janeiro).
As técnicas de otimização propostas neste projeto serão desenvolvidas com o apoio de alunos de iniciação científica, de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ. Sendo assim, este projeto contribui para a formação de recursos humanos altamente especializados e dá sequência aos resultados obtidos a partir da Bolsa de Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, concedida ao proponente no último triênio.

Resultado: ainda não disponível

O impacto na adição do biodiesel no combustível para transporte e sua relação entre dióxido de carbono (CO2), material particulado (MP) e consumo energético tem apresentado lacunas na busca por pesquisas que utilizam uma abordagem diferenciada para que todas as cidades possam mensurar as emissões que prejudica o meio ambiente, sem a necessidade de mensurar a frota circulante.

O elevado custo de pesquisa para as cidades não permitem que muitas calculem esses dados, a fim de desenvolver e analisar a série histórica e o impacto de políticas de mitigação de emissões. Dessa forma, a metodologia deste estudo apresenta um processo para estimar as emissões divididas em quatro etapas como: venda de diesel, fluxo de veículos que entram e saem da cidade, distância viajada e cálculos das emissões de CO, MP e consumo energético. Pesquisas anteriores apontam que políticas de aumento do consumo de biodiesel, apenas atenua as emissões de CO, MP, pois pneus, freios e pista possuem partículas que podem contribuir para o aumento de mortes por doenças respiratórias.

Este estudo busca desenvolver uma metodologia de baixo custo, para que as cidades de médio a grande porte possam mensurar e avaliar as emissões de CO2, MP e consumo energético, de forma a desenvolver políticas de boas práticas e mitigar os danos ao meio ambiente.

Resultado: RELATÓRIO PARCIAL DO PROJETO

Topo